domingo, 24 de fevereiro de 2013

Caderno de Boas Práticas dos Professores Alfabetizadores das Escolas de Minas Gerais

O conteúdo deste trabalho foi produzido a partir de entrevistas e workshops em que as atuais práticas dos professores alfabetizadores e algumas práticas internacionais foram debatidas, detalhadas e exemplificadas.

Este Caderno não pretende ser uma "receita pronta e engessada", mas, sim, um instrumento para guiar o professor alfabetizador na condução de um trabalho de sala de aula organizado e voltado para atingir o melhor rendimento dos alunos.

É importante ressaltar que este Caderno estará sempre aberto à complementação, a partir da experiência e contribuição de professores que obtenham sucesso por meio de outras práticas.

As próximas páginas apresentam boas práticas com enfoque pedagógico apontadas e implementadas por professores alfabetizadores que alcançaram bons resultados na aprendizagem e nas avaliações dos alunos.

Instruções sobre como utilizar o Caderno de Boas Práticas
1-Planejamento das Aulas

Utilização das mais apropriadas e eficazes práticas e técnicas de ensino, em consonância com as capacidades a serem desenvolvidas e consolidadas em cada etapa da vida escolar do aluno.


2-Ensino e Avaliação da Aprendizagem

Acompanhamento da aprendizagem e dos resultados individuais dos alunos em relação às metas de proficiência.
Análise do desempenho dos alunos de forma a evidenciar a evolução e o crescimento dos mesmos.
Intervenções pedagógicas necessárias.

3-Domínio de Turma

Formação integral dos alunos através do desenvolvimento de capacidades, valores e posturas.
Desenvolvimento do processo pedagógico.


4-Engajamento com a equipe da escola e desenvolvimento profissional

Inclusão dos pais na aprendizagem dos filhos.
Envolvimento da comunidade nas atividades escolares.


5-Engajamento dos pais e da comunidade

Participação ativa no desenvolvimento de uma equipe pedagógica alinhada com os objetivos da escola maximizando os resultados esperados.

Sugestão para utilização deste Caderno

1-Fazer um diagnóstico simples de como a turma sob sua responsabilidade estarão em relação aos 5 eixos fundamentais.

2-Levantar os pontos fortes e os pontos a serem trabalhados

3-Dentro de cada um dos eixos, selecionar as boas práticas que mais poderão contribuir para a melhoria dos pontos a serem trabalhados.

4-Para cada boa prática selecionada, definir ações para a implementação das mesmas. Estas ações podem ser inspiradas nos exemplos práticos contidos neste Caderno, na experiência pessoal do professor e em outras fontes de pesquisa.

5-Elaborar um Plano de Trabalho que contenha as ações a serem implementadas, prazos e responsáveis por desenvolvê-las.

6-Implementar o Plano de Trabalho.






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